Nesta quarta feira dia (20), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de DEMERVAL LOBÃO se reuniram para 28ª Sessão Ordinária que marcou o encerramento do Ano Legislativo de 2023. Projeto em Pauta: Projeto de lei n° 036/2023 nos termos do artigo 181, do Regimento Interno. O mesmo estima a receita e fixa a despesa da administração direta e indireta do Município de DEMERVAL LOBÃO – PI, para o exercício financeiro de 2024. O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, e indo para a discussão do plenário foi…
Ano: 2023
CHAPA DA OPOSIÇÃO DEFINIDA EM LAGOA DO PIAUÍ
A Enfermeira Camila Barbosa (PT) e o Odontólogo Thales Xavier (MDB) formarão chapa da oposição no município de Lagoa do Piauí a 39 km de Teresina Essa chapa tem se tornado tão forte que o Prefeito Mauro Júnior, que tinha uma base aliada de 8 vereadores, já perdeu 4 vereadores e o vice prefeito, que também rompeu para apoiar a oposição Foto de jantar da oposição realizado ontem que reuniu o grupo da oposição em Lagoa do Piauí Esse grupo de oposição conta com apoio dos deputados estaduais: Dr Vinicius,…
COMARCA DE MONSENHOR GIL GANHARÁ NOVA SEDE
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, recebeu, na manhã desta segunda-feira (11/12), o prefeito de Monsenhor Gil, João Luís Carvalho, e o juiz titular da Vara Única da comarca, magistrado Silvio Valois, para tratar sobre a construção do novo fórum da cidade. O desembargador José Ribamar Oliveira, natural daquele município, também participou da reunião. O projeto arquitetônico da nova sede do Judiciário na comarca já foi elaborado pela Superintendência de Engenharia e Arquitetura. A área do terreno, doado pela Prefeitura Municipal, é de…
DEMERVAL LOBÃO – CÂMARA MUNICIPAL FAZ ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADÃO E COMENDAS NA SUA REINAUGURAÇÃO.
Aconteceu na noite deste sábado dia 09/12 uma sessão solene na câmara municipal de Demerval Lobão com entrega de honrarias, títulos de cidadania e comenda. Entre os homenageados estavam Margarete Coelho, e o deputado Felipe Sampaio, vereador Francide Lopes fez a proposição do título para a ex deputada e ex governadora. Felipe Sampaio foi homenageado pelo vereador Pé de Serra. Estiveram na composição da mesa os vereadores: César Alexandre (Presidente) Cinésio, Francide Lopes, Alessandra Lopes, Emanuela Eline, Pé de Serra, Deildo e Zé do Povo. Ex prefeito Júnior Carvalho,…
MONSENHOR GIL COMEMORA 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A manhã desta quarta-feira (06) foi de festa no município de Monsenhor Gil, a cerca de 65 Km de Teresina, com a comemoração de 60 anos de emancipação política da cidade. Na ocasião, o hasteamento da bandeira, apresentações, inaugurações e destruição de bolo e brinquedos contagiaram o dia. . A prefeitura iniciou esse projeto para apoiar as confeiteiras da cidade há três anos, em que a gente faz esses bolos para o aniversário da cidade. Eles entram com o material e uma ajuda de custo, além do transporte para trazê-los…
Governo e sociedade se unem no combate ao câncer de colo de útero
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e 17 organizações não governamentais e sociedades científicas brasileiras assinaram uma carta de compromisso para reforçar as ações de eliminação do câncer de colo do útero e ampliar as coberturas vacinais contra o papilomavírus (HPV).
Entre os compromissos assumidos no documento estão o apoio ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), na implementação de ações que reforcem o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a Estratégia Nacional de Eliminação do Câncer de Colo do Útero; a divulgação de informações sobre a eficácia e segurança da vacina contra o HPV, utilizando diversos canais e formatos; o desenvolvimento de estratégias contínuas para combater notícias falsas sobre vacinação e dúvidas específicas, reduzindo a hesitação vacinal e o oferecimento de formação continuada e educação permanente aos gestores e profissionais do SUS sobre a importância do aumento da cobertura vacinal.
Notícias relacionadas:
- Casos de dengue no Brasil aumentam 15,8% em 2023 .
- Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano.
- Saúde prevê epidemia de dengue no Centro-Oeste, ES e MG em 2024.
Além disso, assinando a carta, todos se comprometem com a promoção de estratégias territoriais para garantir serviços ágeis e distintos aos adolescentes e populações vulneráveis em relação ao HPV; o fortalecimento do rastreamento e da qualificação do atendimento ao câncer de colo do útero, garantindo diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerosas; e a implementação de ações específicas para a prevenção e controle do câncer de colo do útero em populações e comunidades tradicionais, migrantes, refugiados e outros grupos altamente vulneráveis.
A assinatura ocorreu ontem (7), durante o encontro Vacina e Prevenção do Câncer: Vários Olhares, Muitos Desafios, na sede do INCA, no centro do Rio de Janeiro, que discutiu os desafios e as propostas para expandir o acesso às ações de prevenção, rastreamento organizado, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero, que é tipo mais frequente associado ao HPV.
O diretor-geral do Inca, Roberto Gil, disse que todos os participantes do seminário estão comprometidos com a eliminação do câncer do colo do útero e que a carta simboliza, exatamente, a intenção e os gestos que serão feitos nessa direção. “Compromisso assumido por todos aqueles que entendem que uma doença prevenível não pode continuar matando tantas pessoas no Brasil”.
Os especialistas consideram que a vacinação contra o vírus HPV é uma das estratégias mais eficazes e com melhor custo-benefício para evitar a doença. O entendimento é que além de prevenir o câncer de colo do útero, o imunizante reduz as chances de a pessoa desenvolver os cânceres de pênis, de vulva, de vagina, de orofaringe e do canal anal e ânus.
Vacinação
A vacina, considerada segura e de alta qualidade, é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com a administração de duas doses, inclusive usando a estratégia de vacinação em escolas.
Mulheres e homens de 15 a 45 anos que apresentam algumas condições de saúde também podem se vacinar. “Pessoas vivendo com HIV, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças e/ou em tratamento com drogas imunossupressoras e vítimas de violência sexual”, informou a OPAS em seu site.
No encontro desta quinta-feira (7), o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde (DPNI/MS), Eder Gatti, disse que a pasta montou uma estratégia de microplanejamento para a vacinação e enviou equipes para todas as regiões do país para definir os modelos que seriam mais adequados a cada localidade, o que se mostrou eficiente.
“ O Brasil tem uma extensão territorial gigantesca. Dificuldades particulares em cada região. Cada estado, cada município é uma realidade e a gente tem que trabalhar com todos esses atores para atingir um objetivo que são as nossas coberturas vacinais. A gente só vai conseguir fazer isso através de união e trabalhando na relação com todos os entes federados do nosso país”, comentou.
A programação do evento terminou, à noite, com uma cerimônia de iluminação do Cristo Redentor, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, que foi iluminado na cor roxa para alertar a população sobre os tipos de câncer causados pelo papilomavírus e estimular a vacinação contra HPV. A cerimônia foi promovida pela organização não-governamental Instituto Lado a Lado pela Vida
Estratégia
De acordo com a OPAS, a estratégia global da OMS para acelerar a eliminação do câncer de colo do útero foi lançada em 2020, com base na vacinação, no rastreamento e no tratamento, que são os três pilares essenciais.
Na época, 194 países, entre eles o Brasil, se comprometeram a cumprir até 2030 metas como alcançar 90% das meninas totalmente vacinadas contra o HPV até os 15 anos de idade, realizar o rastreamento de 70% das mulheres com teste de alta performance aos 35 e novamente aos 45 anos, além de tratar 90% das mulheres com lesões pré-cancerosas de câncer de colo de útero e atingir o tratamento e acompanhamento de 90% das mulheres com câncer invasivo.
No Brasil, o Ministério da Saúde lançou em março deste ano a Estratégia Nacional de Eliminação do Câncer do Colo de Útero para ampliar o programa Útero é Vida, que é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco com a OPAS.
Brasil supera Argentina e continua vivo no Mundial de handebol
A seleção brasileira de handebol derrotou a Argentina por 33 a 19, nesta sexta-feira (8) na Dinamarca, para continuar viva no Mundial feminino. Com este triunfo o Brasil fica na 4ª posição do Grupo 4 com quatro pontos, com possibilidades de fechar esta etapa da competição na vice-liderança, o que garante a classificação para a próxima fase.
VITÓRIA, BRASIL! 🤾♀️
Seleção brasileira vence a Argentina e espera por derrotas de rivais para ir às quartas do Mundial de Handebol Feminino
🇧🇷 33×19 🇦🇷
📸: IHF pic.twitter.com/GlGAhvTwxp
— Time Brasil (@timebrasil) December 8, 2023
Notícias relacionadas:
- Atletas russos e bielorrussos disputarão Jogos de Paris como neutros.
- Mundial feminino de 2027: EUA e México enviam proposta conjunta à Fifa.
- Liga das Nações de Vôlei anuncia datas de jogos no Rio de Janeiro.
Para conseguir avançar, a equipe comandada pelo técnico Cristiano Rocha tem obrigação de superar, no próximo domingo (10) a partir das 10h15 (horário de Brasília), a República Tcheca, que ocupa a 3ª posição da chave com seis pontos, por ao menos cinco gols de diferença e torcer para que a Holanda, líder da chave com oito pontos, supere a Espanha, 2ª colocada com seis pontos.
Na partida desta sexta-feira, uma reedição da final do último Pan-Americano, a seleção brasileira teve como destaque a goleira Gabriela Moreschi, escolhida como a MVP (jogadora mais valiosa) do jogo. Já Bruna de Paula contribuiu com cinco gols marcados.
Planos odontológicos registraram 32,2 milhões de usuários em outubro
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que os planos exclusivamente odontológicos registraram 32,2 milhões de usuários em outubro de 2023. Em um ano, somaram-se 2,4 milhões de beneficiários e, na comparação de outubro com setembro, 291,8 mil.
Já os planos de assistência médica totalizaram no período 50,8 milhões de usuários. Nos planos médico-hospitalares, houve crescimento de 963,3 mil beneficiários em relação a outubro de 2022, mas, no comparativo de outubro com setembro de 2023, houve queda de 11 mil.
Notícias relacionadas:
Em relação aos estados, no comparativo com outubro de 2022, o setor teve evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 24 unidades federativas, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os estados que tiveram maior crescimento em números absolutos.
Entre os planos odontológicos, 26 unidades federativas registraram crescimento no comparativo anual. São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro foram os estados com maior crescimento em números absolutos.
Liga das Nações de Vôlei anuncia datas de jogos no Rio de Janeiro
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta sexta-feira (8) as datas das disputadas da edição 2024 da Liga das Nações de Vôlei, competição que terá as fases iniciais, tanto no masculino quanto no feminino, disputadas na cidade do Rio de Janeiro.
As mulheres serão as primeiras a entrarem em ação, entre os dias 14 e 19 de maio. Na primeira fase da competição a seleção brasileira enfrentará Estados Unidos, Sévia, China, Canadá, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul. Nas fases seguintes o Brasil jogará em Macau (China) entre 28 de maio e 2 de junho, e em Hong Kong (China) entre 11 e 16 de junho.
Notícias relacionadas:
- Conmebol anuncia estádios da Copa América de 2024.
- Justiça tira Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.
- Suárez e Aline Gomes ganham Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro.
VNL 2024 DATES & CITIES!
➡️ Full story: https://t.co/URAplFL5hz
🚨 Sync the #VNL2024 with your calendar here: https://t.co/Fng58dndJv
🏐 #volleyball #VNL pic.twitter.com/wjhoDt5ZVI
— Volleyball World (@volleyballworld) December 8, 2023
A fase final da disputa feminina da Liga das Nações será disputada entre 20 e 23 de junho em localidade ainda a ser definida. A competição também conta com a participação de Itália, Polônia, Japão, Alemanha, Holanda, Bulgária e França.
Já na versão masculina do torneio a primeira fase, que também terá a cidade do Rio de Janeiro como sede, será realizada entre os dias 21 e 26 de maio. Na disputa a seleção brasileira terá pela frente Itália, Argentina, Japão, Sérvia, Irã, Cuba e Alemanha. A segunda fase do torneio será realizada entre os dias 4 e 9 de junho, em uma cidade japonesa que ainda será definida, e a terceira em Manila (Filipinas) entre 18 e 23 de junho.
VNL 2024 DATES & CITIES!
➡️ Full story: https://t.co/URAplFL5hz
🚨 Sync the #VNL2024 with your calendar here: https://t.co/Fng58dndJv
🏐 #volleyball #VNL pic.twitter.com/aIqLMYYvBU
— Volleyball World (@volleyballworld) December 8, 2023
A fase final da versão masculina da Liga das Nações está programada para ser disputada entre 27 e 30 de junho em cidade que ainda será definida.
Classificação para Paris 2024
A edição 2024 da Liga das Nações desempenhará um papel importante na determinação das últimas seleções que disputarão a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em 2024 em Paris (França). O resultado de cada partida da fase preliminar do torneio impactará o ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei, que determinará as equipes que ocuparão as últimas vagas olímpicas.
Federalização de estatais mineiras não tem consenso entre deputados
A proposta de federalização das estatais mineiras não tem consenso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, disseram nesta sexta-feira (8) deputados estaduais de oposição ao governador Romeu Zema. Eles se reuniram por cerca de 1h30 com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutirem alternativas às propostas sobre o pagamento da dívida mineira com a União, estimada em R$ 160 bilhões.
“Essa é uma ideia que tem divergências no encaminhamento. Seja na federalização ou diminuição de juros, é preciso ter o princípio de resolver o problema da dívida. A ideia do [presidente do Senado, Rodrigo] Pacheco tem motivação importante, mas há divergências entre sindicatos, deputados e outros parlamentares”, explicou o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Ulysses Gomes (PT), na saída do encontro.
Notícias relacionadas:
- Governo de Minas Gerais concorda em federalizar estatais locais.
- Governador do Rio pede a Lula revisão de Regime de Recuperação Fiscal .
No fim de novembro, o governo mineiro informou ter concordado com a proposta de Pacheco de ceder à União o controle das estatais locais, como a Companhia Energética (Cemig), Companhia de Saneamento (Copasa) e Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig), como alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O governo mineiro poderia recomprar as ações das empresas após 20 anos.
A bancada de oposição ao governo de Minas Gerais também discorda das condições do plano de recuperação fiscal proposto por Zema. O principal receio, disseram os parlamentares, decorre do congelamento do salário do funcionalismo público mineiro. “O pagamento da dívida não pode ocorrer às custas do servidor do estado”, disse Ulysses Gomes.
Segundo o parlamentar, existe tempo para discutir uma terceira proposta para resolver a crise fiscal mineira. Isso porque a União, ressaltou o deputado estadual, pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do prazo limite para que o governo mineiro volte a pagar as parcelas da dívida com a União. Em tese, o estado terá de pagar os débitos em 20 de dezembro, mas o prazo pode ser esticado até 31 de março de 2024, caso o Supremo acate a proposta da União.
O pagamento da dívida do estado com a União precisa ser aprovado tanto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais como pelo Congresso Nacional.
Além de Ulysses Gomes, compareceram à reunião desta sexta-feira, os deputados estaduais Cristiano Silveira, Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo, do PT; Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna (PV). Também estiveram presentes os deputados federais por Minas Gerais Reginaldo Lopes, Rogério Correia, Paulo Guedes, Ana Pimentel, Dandara e Odair Cunha, todos do PT.