19 de Abril, nossa homenagem aos bravos.

Hoje, 19 de abril de 2020, comemoramos os 372 anos das Batalhas dos Guararapes que foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

As duas Batalhas dos Guararapes ocorreram no contexto da ocupação holandesa no Nordeste do Brasil. A ocupação holandesa de territórios portugueses ocorreu quando o Reino de Portugal passou a ser administrado pelo Reino da Espanha, após a morte de dom Sebastião, em 1580.

 Além disso, as Batalhas dos Guararapes trouxeram dois novos elementos para a história brasileira: no aspecto militar, foi o berço histórico do Exercito Brasileiro; no aspecto social, a atuação conjunta contra os holandeses contou com a união das três etnias que compõem a população brasileira: europeus, africanos e indígenas.

As principais batalhas de enfrentamento aos holandeses ocorreram no Morro dos Guararapes, onde hoje se localiza Jaboatão dos Guararapes, cidade da Grande Recife.

Nesta data também celebramos o Dia do Índio, que foi criado pelo então presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.

Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.

O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores que nos fizeram nação. É saudável que de vez em quando as nações e os seus cidadãos parem para pensar quem são, de onde vêm e para onde querem ir.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário