Ao saltar 15,09 metros, o estudante Felipe Cauã Campelo da Silva conquistou o primeiro lugar na modalidade salto triplo durante o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. A competição aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da CBAT, em Bragança Paulista (SP).
Felipe é aluno da Unidade Escolar Noronha Filho, localizada no município de Monsenhor Gil, e possui um histórico vitorioso na modalidade sendo campeão e vice-campeão brasileiro na categoria sub-16 no salto triplo e distância, respectivamente; 3º lugar brasileiro e escolar sub-18 no salto triplo e possui cinco medalhas em âmbito nacional.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez a doação das passagens aéreas para Felipe e para o professor da rede estadual e técnico, Jozimar de Sousa Venção. O técnico de atletismo acompanha a evolução do estudante e comemora o resultado diante das dificuldades de treinamento. Antes do campeonato brasileiro, o atleta participou apenas de um campeonato oficial, que lhe rendeu duas medalhas de ouro no Campeonato Piauiense de Atletismo Sub-18, no salto triplo e salto em distância.
“O RESULTADO FOI BEM ALÉM DO ESPERADO, POIS TÍNHAMOS OUTRO RESULTADO EM MENTE COM BASE NAS COMPETIÇÕES ANTERIORES E TAMBÉM PELA PANDEMIA, QUE FEZ COM QUE ELE FICASSE DOIS MESES SEM TREINAMENTO. O FELIPE VOLTOU A TREINAR FORTE PARA O PIAUIENSE QUE LHE RENDEU MEDALHAS E ÍNDICE TÉCNICO PARA COMPETIR, MAS NÃO É TODO JOVEM QUE ALCANÇA ESTE RESULTADO NO BRASILEIRO SUB-18. AGORA VAMOS TENTAR UM INTERCÂMBIO PARA ELE, POIS FOI UM RESULTADO BASTANTE EXPRESSIVO”, DECLAROU O TREINADOR.
Jozimar é idealizador do projeto Pé de Vento: formando cidadãos e vencedores, do qual o Felipe faz parte, e trabalha junto às escolas Noronha Filho e Raimundo Pessoa.
“A ESCOLA SEMPRE AJUDOU O PROJETO E O CLUBE DE ATLETISMO AMORMED CRIADO JUNTO ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO RESIDENCIAL MENINO DEUS, EM MONSENHOR GIL. O PROJETO EXISTE HÁ MAIS DE SETE ANOS E JÁ REVELOU MUITOS OUTROS MENINOS DA MESMA ESCOLA E FORAM TODOS CAMPEÕES NO ATLETISMO DOS JOGOS ESCOLARES. ESTAMOS ESTUDANDO REALIZAR UM PROJETO DENTRO DAS ESCOLAS”, DESTACOU.
O Brasileiro Caixa Sub-18 contou com a participação de 625 atletas (246 mulheres e 379 homens) de 110 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal e foi o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da Covid-19.
Fonte: ASCOM