Se informe sobre pontos importantes desse tema
Uma vez que sua velha sucata de ouro vale muito no mercado ávido por ouro de hoje, é muito importante saber como dizer ouro verdadeiro. Muitas pessoas têm ouro por aí, do qual não têm certeza, porque não sabem como dizer se algo é ouro verdadeiro ou algum outro metal. Esse é um importante conhecimento para você adquirir caso tenha interesse em comprar ou vender ouro ou joias.
O ouro falso também pode ser chamado de folheado a ouro, galvanizado de ouro pesado e preenchido com ouro, entre outras coisas. Definitivamente, há uma grande diferença entre os dois. Este último é basicamente inútil, enquanto o ouro verdadeiro nunca valeu mais. Então, como você pode saber se o ouro é real? As dicas a seguir mostrarão como saber se é ouro verdadeiro ou ouro falso.
# 1 Procure a marca registrada Quase todo ouro verdadeiro é estampado com uma marca registrada que indica o peso do quilate da joia, como 10K ou 14K. Este carimbo é geralmente encontrado no fecho de um colar ou pulseira, ou na faixa interna de um anel. Como a pureza das joias de ouro feitas nos Estados Unidos é medida em quilates, haverá um selo nessas peças com um número seguido da letra “K”. O número indica simplesmente, em partes por 24, quanto do metal é realmente ouro. Por exemplo, uma marca de “14K” significa que é ouro de 14 quilates e que 14/24 (pouco mais da metade) do metal é ouro. Da mesma forma, 24K seria 100% ouro puro. O sistema europeu é um pouco mais direto. O ouro europeu é marcado com o teor de ouro expresso em decimal: “0,585” seria 58,5% puro (aliás, isso é o mesmo que ouro de 14 quilates) e “0,999” ou “1,000” seria ouro puro e, portanto, o mesmo que 24 quilates. No entanto, se um item de joalheria não tiver esse selo, não é necessariamente uma prova positiva de que o item é feito de ouro falso. Isso é particularmente verdadeiro para itens de joalheria mais antigos.
# 2 Teste de ácido nítrico
Outro método para determinar o ouro verdadeiro é com um teste de ácido nítrico. Se você está lidando estritamente com sucata de ouro, pode usar o teste de ácido nítrico para verificar se o ouro é real. Observe que não é aconselhável usar este teste em joias que você planeja manter ou que tenham valor estético para revenda. Para realizar este teste para verificar se o ouro é real, faça um arranhão leve e minúsculo no item usando uma pequena lima de unha. Escolha um local que não seja perceptível, se possível. Use um conta-gotas para aplicar uma pequena gota de ácido nítrico no arranhão. Se não houver reação, a peça provavelmente é feita de ouro verdadeiro. Provavelmente, você está lidando com outro metal ou até mesmo com um item banhado a ouro se vir verde. O ouro sobre a libra esterlina deixa uma substância leitosa quando o ácido nítrico é aplicado. Quando o ácido nítrico entra em contato com ouro verdadeiro, nenhuma reação química ocorre. No entanto, o ácido nítrico reage com outras ligas de metal comuns, como prata esterlina, cobre e zinco. Se você testemunhar uma reação de cor esverdeada clara, então seu anel de noivado de ouro não é feito de ouro verdadeiro. Certifique-se de ler as instruções e tomar todas as precauções necessárias (luvas, óculos, ventilação adequada, etc.) antes de lidar com o ácido. Notavelmente, o ácido nítrico é difícil de obter porque pode ser explosivo nas circunstâncias certas. No entanto, você pode encontrá-lo invariavelmente na maioria das lojas de produtos químicos.
# 3 Teste de base líquida
Essa forma de testar o ouro em casa não é tão confiável quanto algumas, mas é uma boa maneira de saber se o ouro é real ou falso. Aplique base líquida e pó na testa. Esfregue suas joias de ouro em toda a área. Se uma faixa preta for deixada para trás, é mais provável que a peça seja dourada. Outra versão é esfregar o ouro na testa de qualquer pessoa que tenha pouco ferro. Se o ouro for real, a hemoglobina no sangue subirá e fará essa marca preta na pele. No entanto, isso só funciona se o ferro da pessoa estiver baixo no sangue, como alguém com anemia leve. Nº 4 Teste de Peso e Teste de Magnetização Solte seu item de ouro em uma jarra de água. O ouro é um metal pesado. O ouro real deveria afundar. Qualquer peça de suposta joia de ouro que flutue é provavelmente ouro de tolo ou ouro falso. O teste magnético também é um bom teste para determinar se o ouro é real ou falso. Se o seu item de ouro é atraído por um ímã, definitivamente não é ouro verdadeiro. Ainda assim, isso não significa que não haja ouro em seu item, apenas que ele não é feito com uma quantidade substancial de ouro.
# 5 Avaliação Profissional Uma maneira infalível de saber se o ouro é real ou não é levá-lo a um negociante de joias de boa reputação. Um revendedor tem o tipo de kit de teste que pode ser usado para saber se algo é ouro verdadeiro ou falso. A maioria das joalherias cobra uma pequena taxa para testar joias de ouro. Ao vender sucata de ouro, o comprador de ouro poderá dizer, sem sombra de dúvida, se o seu ouro é real ou não. Vá com um comprador de ouro competente e honesto e você obterá uma avaliação honesta e justa do verdadeiro valor de sua sucata de ouro.